Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Aparelho Fusal Mitótico
Aparelho Fusal Mitótico

Uma organela que consiste de três componentes

Centrossomo
Centrossomo

O centro celular que consiste de um par de CENTRÍOLOS, envolvidos por uma nuvem de material amorfo, chamada de região pericentriolar. Durante a interfase, os microtúbulos nucleados do centrossomo superam o crescimento. O centrossomo duplica e (durante a mitose) se separa para formar os dois pólos do fuso mitótico (APARELHO FUSAL MITÓTICO).

Córtex Cerebelar
Córtex Cerebelar

Matéria cinzenta superficial do cerebelo. Constituída por duas camadas principais

Ceco
Ceco

Bolsa cega (ou área em fundo-de-saco) do INTESTINO GROSSO, localizada abaixo da entrada do INTESTINO DELGADO. Apresenta uma extensão em forma de verme, o APÊNDICE vermiforme.

Valva Ileocecal
Valva Ileocecal

Válvula (na junção do CECO com o COLO) que controla a abertura onde o ÍLEO se une ao INTESTINO GROSSO.

Raiz Dentária
Raiz Dentária

Parte de um dente compreendida entre o colo e o ápice. Encontra-se inserida no processo alveolar e está revestida por cemento. Uma raiz pode ser única ou dividida em vários ramos, usualmente identificadas pela sua posição relativa, por exemplo, raiz lingual ou raiz bucal. Os dentes que apresentam uma única raiz são os primeiro e segundo pré-molares mandibulares e o segundo pré-molar maxilar. O primeiro pré-molar maxilar apresenta duas raízes na maioria dos casos. Os molares maxilares apresentam três raízes.

Cavéolas
Cavéolas

ESTRUTURAS DA MEMBRANA CELULAR endocíticas/exocíticas ricas em glicoesfingolipídeos, colesterol e proteínas de membrana lipídeo-ancoradas que funcionam en ENDOCITOSE (potocitose), transcitose e TRANSDUÇÃO DE SINAL. Cavéolas assumem várias formas, de perfurações abertas a vesículas fechadas. Túnicas caveolares são compostas de CAVEOLINAS Caveolinas;

Blástula
Blástula

Embrião inicial de não mamíferos, após o estágio de MÓRULA. A blástula se assemelha a uma bola vazia com uma camada de células envolvendo uma cavidade preenchida por líquido (blastocele). A camada de células é chamada BLASTODERMA.

Nervo Vestibulococlear
Nervo Vestibulococlear

O VIII par dos nervos cranianos. O nervo vestibulococlear apresenta uma parte coclear (NERVO COCLEAR) que está relacionado com a audição e uma parte vestibular (NERVO VESTIBULAR) que media o senso de equilíbrio e posição da cabeça. As fibras do nervo coclear se originam de neurônios do GÂNGLIO ESPIRAL e projetam para os núcleos cocleares (NÚCLEO COCLEAR). As fibras do nervo vestibular nascem de neurônios do gânglio de Scarpa e projetam para os NÚCLEOS VESTIBULARES.

Nervo Vestibular
Nervo Vestibular

Parte vestibular do VIII par de nervos cranianos (NERVO VESTIBULOCOCLEAR). As fibras nervosas vestibulares nascem de neurônios provenientes do gânglio de Scarpa, projetando-se perifericamente para as células ciliadas vestibulares (e centralmente para os NÚCLEOS VESTIBULARES do TRONCO ENCEFÁLICO). Estas fibras mediam o sentido de equilíbrio e posição da cabeça.

Coto Gástrico
Coto Gástrico

Porção remanescente do estômago após cirurgia gástrica, usualmente gastrectomia ou gastroenterostomia devido à câncer do estômago ou úlcera péptica. É uma região vulnerável à câncer referido como câncer do coto ou carcinoma do coto gástrico.

Freio Labial
Freio Labial

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2019 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Favoritos
Anotações
Anotações
Minhas edições
Minhas edições
Sugestões
Enviar