Atlas de Anatomia do Corpo Humano - Central

O atlas do corpo humano

Mitocôndrias
Mitocôndrias

Organelas semi-autônomas que se auto-reproduzem, encontradas na maioria do citoplasma de todas as células, mas não de todos os eucariotos. Cada mitocôndria é envolvida por uma membrana dupla limitante. A membrana interna é altamente invaginada e suas projeções são denominadas cristas. As mitocôndrias são os locais das reações de fosforilação oxidativa, que resultam na formação de ATP. Elas contêm RIBOSSOMOS característicos, RNA DE TRANSFERÊNCIA, AMINOACIL-T RNA SINTASES e fatores de alongação e terminação. A mitocôndria depende dos genes contidos no núcleo das células no qual se encontram muitos RNAs mensageiros essenciais (RNA MENSAGEIRO). Acredita-se que a mitocôndria tenha se originado a partir de bactérias aeróbicas que estabeleceram uma relação simbiótica com os protoeucariotos primitivos.

Pia-Máter
Pia-Máter

Camada mais interna das três meninges que cobrem o encéfalo e cordão espinhal. É uma membrana vascular fina que fica sob a ARACNOIDE e a DURA-MÁTER.

Ducto Torácico
Ducto Torácico

Vaso linfático muito grande que passa através do peito e drena na VEIA SUBCLÁVIA.

Neurohipófise
Neurohipófise

Tecido nervoso da hipófise, também conhecido como neurohipófise. Consiste em AXÔNIOS distais de neurônios que produzem VASOPRESSINA e OCITOCINA no NÚCLEO SUPRA-ÓPTICO e no NÚCLEO PARAVENTRICULAR. Estes axônios descem através da EMINÊNCIA MEDIANA, o infundíbulo hipotalâmico do PEDÍCULO PITUITÁRIO, ao lobo posterior da hipófise.

Ombro
Ombro

Reto do Abdome
Reto do Abdome

Músculo longo e fino que se extende ao longo de toda a extensão de ambos os lados do abdome. Sua função é flexionar a coluna vertebral, principalmente a região lombar. Também tensiona a parede abdominal anterior e auxilia na compressão do conteúdo abdominal. Freqüentemente é região de hematomas. Em cirurgias reconstrutivas este músculo é utilizado para a criação de retalhos miocutâneos.

Tubas Uterinas
Tubas Uterinas

Par de canais musculares altamente especializados, que se estendem do ÚTERO ao OVÁRIO correspondente. Propiciam o acolhimento do ÓVULO e o local tanto para maturação final dos gametas como para a FERTILIZAÇÃO. A tuba uterina é constituída por um interstício, um istmo, uma ampola, um infundíbulo e as fímbrias. Sua parede é composta de três camadas histológicas

Rádio (Anatomia)
Rádio (Anatomia)

Ossos do Metatarso
Ossos do Metatarso

Cinco ossos longos do METATARSO que se articulam proximalmente com os OSSOS DO TARSO e distalmente com as FALANGES DOS DEDOS DO PÉ.

Ossos Metacarpais
Ossos Metacarpais

São cinco ossos cilíndricos do METACARPO, que se articulam proximalmente com os OSSOS DO CARPO e distalmente com as FALANGES DOS DEDOS.

Punho
Punho

A região do membro superior entre o metacarpo e o ANTEBRAÇO.

Pé

Extremidade distal da perna nos vertebrados consistindo do tarso (TORNOZELO), METATARSO, falanges e tecidos moles que envolvem estes ossos.

Acesse também pelo celular ou tablet.
Plataforma HiDoctor 2021 Centralx - Todos os direitos reservados.
Favoritos
Favoritos
Anotações
Anotações
Minhas edições
Minhas edições
Sugestões
Enviar